Avaliação de impacto 2023/2024: conheça os resultados

Motivação, autoconfiança e maior compreensão dos conteúdos escolares são os pontos fortes da Companhia do Estudo segundo mentores de mentorandos

Os mentores e os profissionais abrangidos pelos eixos INSPIRAR e MOTIVAR da Companhia do Estudo consideram que a motivação, sucesso, a participação, a compreensão e a aprendizagem das crianças e jovens foram os aspetos mais destacados nas respostas dos voluntários como positivos nas sessões.

Voluntários

Os resultados expressos pelos voluntários indicam que de uma forma generalizada os objetivos foram positivamente alcançados, numa percentagem praticamente total, sendo que, uma elevada percentagem se concentra nos níveis indicadores mais altos, ou seja, onde todos os objetivos a que se propuseram foram totalmente cumpridos. Em relação aos aspetos positivos, a maioria das respostas destaca a experiência
pessoal dos voluntários e o impacto social do projeto.

A participação do projeto reflete-se nos voluntários através do sentimento de
realização pessoal e de aprendizagens, como aprender a lidar com conflitos e com o
inesperado. Também foi demonstrada vontade por parte dos voluntários em dar continuidade à sua participação no ano letivo seguinte. 

Mentorados

Já os estudantes evidenciaram um impacto positivo em diversas áreas. Sentiram uma maio vontade de frequentar a escola e melhoraram a relação com os professores.
Demonstraram também um aumento do interesse pela programação e reconheceram que a programação contribuiu para o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico.

De um modo geral, os resultados evidenciam um aumento da motivação e do interesse, bem como o desenvolvimento de competências de resolução de problemas.

Tendo em conta os resultados obtidos, verifica-se que o projeto tem um impacto social
significativo, refletido no envolvimento dos voluntários e na aprendizagem dos alunos.

Professores

Os professores revelam uma perceção positiva relativamente à utilização de
ferramentas tecnológicas como elementos transformadores do ensino, salientando-se a programação como um fator de melhoria na comunicação, na
colaboração entre alunos e na relação com a comunidade escolar.

Verificou-se um aumento da literacia digital, do interesse pela
programação e da utilização de ferramentas tecnológicas tanto por alunos como por
professores. A interdisciplinaridade também se destacou, com alunos e docentes a
integrar conceitos de diferentes disciplinas em atividades de programação, o que
contribuiu para uma aprendizagem mais dinâmica.

 

Estes dados fazem parte do relatório de avaliação de impacto do projeto Companhia do Estudo no ano letivo de 2023/2024 (o último disponível até ao momento), realizado por Daniela Ferreira e Cibelle Toledo, investigadoras do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, uma unidade de I&D, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

 

No final, ganhamos todos. As nossas crianças e jovens, sobretudo, mas cada um de nós, que está a contribuir para formar melhores pessoas, com maiores competências pessoais e profissionais, 

Junta-te à nossa companhia! 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn