companhia do estudo - por dentro do pilar DESENVOLVER

Por dentro do pilar Desenvolver

Desenvolver competências digitais nas nossas crianças e permitir que elas estejam preparadas para os desafios de uma era digital.

No Pilar desenvolver, ajudamos crianças do 1º ciclo que frequentam escolas localizadas em zonas de intervenção especial a ter contacto com a área da programação. O método utilizado é o de programação por blocos estruturado na construção de uma peça de teatro com atores, palco, cenários, etc. Temos como ferramenta um software amplamente utilizado para este objetivo a nível mundial que se encontra disponível em português, as suas potencialidades vão muito além de uma simples peça de teatro ou animação, é possível programar jogos e até mesmo construir projetos de internet das coisas, com recurso a algum hardware bastante acessível. 

Decidi participar na Companhia do Estudo (CdE), através do pilar Desenvolver, porque me permite aliar a possibilidade de ajudar crianças no acesso à aprendizagem de conteúdos STEM com o gosto que tenho em transmitir conhecimento e inspirar os mais novos. Esta atividade permite-me ainda desenvolver ferramentas e métodos para melhor lidar com os desafios que me são colocados diariamente como pai, uma vez que a minha filha está no primeiro ano e tem também ajudado muito na preparação das aulas, não só servindo de cobaia, mas também a dar sugestões criativas nos projetos que servem de demonstração. 

Após uma formação inicial, começamos em janeiro deste ano, as aulas são dadas ao ritmo de uma hora por semana, junto à hora de almoço. Damos aulas à turma C3A, composta por 19 alunos, na EB1 do Campo 24 de Agosto, inserida no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano. Somos um grupo de três voluntários e decidimos conduzir as aulas em rotatividade, cada semana um formador diferente, já durante a execução dos exercícios práticos ficamos distribuídos pela sala a prestar apoio aos alunos. 

Dado que estamos a começar a dar os primeiros passos como formadores, o auxílio dado pela professora titular tem sido fundamental. A professora fomenta a autoconfiança dos seus alunos por via da atribuição de tarefas de apoio às aulas, da exploração das suas capacidades e de muito afeto alimentando um ambiente de respeito mútuo e entreajuda. Por exemplo, as crianças são responsáveis por toda a logística necessária com os computadores no início e no fim da aula, o que nos ajuda bastante a maximizar o tempo de aprendizagem efetiva. 

Esta atividade tem sido muito recompensadora, as crianças são capazes de nos surpreender pela sua imaginação e criatividade e também pela capacidade de absorver os conteúdos que lhes transmitimos. Sentimos também que as crianças adoram as atividades que fazemos e a nossa hora é um momento especial para eles pois, na semana passada, fomos brindados com o pedido de uma aluna para que o momento do bolo e dos parabéns ocorresse durante a nossa aula.

Luís Alves – Voluntário do pilar DESENVOLVER

 

Facebook
Twitter
LinkedIn

Candidaturas 2024/2025

Voluntariado

Este é o momento ideal para agir. As candidaturas estão abertas até

30 Setembro 2024