Inspirar os mais novos

1º e 2º ciclos
INSPIRAR

Qual é o objetivo do programa INSPIRAR?

Inspirar os mais novos: 1º e 2º ciclos

O programa INSPIRAR tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança em três 
principais eixos: Competência, Autonomia e Conexão. Através de uma relação de um para um, é trabalhada a motivação, autoestima, confiança e ambição da criança, facilitando e orientando o seu desenvolvimento e progresso escolar.  

As sessões semanais de acompanhamento são presenciais e articuladas com as escolas e associações, para uma maior proximidade com o contexto social e educativo da criança. 

Até quando posso inscrever-me para ser mentor do INSPIRAR? 

Todas as informações sobre o processo de candidatura de mentores estão disponíveis na página do Voluntariado. 

Qual formação devo ter para fazer parte do programa INSPIRAR? 

Para poderes fazer parte do programa INSPIRAR, consideramos que é desejável teres  frequentado ou concluído o ensino superior. A Companhia do Estudo, sob orientação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), irá providenciar-te formação inicial (3 a 6h) a todos os voluntários para que possas estar totalmente preparado para a tua missão. 

 Ao longo do ano letivo, irás também participar nas sessões mensais de acompanhamento com a coordenadora do programa de mentoria de crianças. 

Quais são as minhas responsabilidades como voluntário/a do programa INSPIRAR? 

O teu compromisso, neste programa, é o de assegurar uma sessão INSPIRAR semanal com a criança que vais acompanhar, fazer o registo do Diário da Mentoria, participar na formação inicial previa à missão bem como nas sessões de acompanhamento mensal ao longo do ano letivo. 

Para confirmares a tua inscrição no programa como mentor INSPIRAR é necessário alguma documentação, de acordo com o explicado na página do Voluntariado. 

Como são identificadas as crianças que fazem parte deste programa? 

As crianças que irão ser acompanhados pela Companhia do Estudo serão identificadas pelas organizações que frequentam (Professores e Psicólogos) durante os dois primeiros meses de aulas de acordo com o seu contexto socioeconómico e das suas necessidades específicas. Procuramos identificar crianças em contextos de maior vulnerabilidade que possam beneficiar de um mentor Companhia do Estudo. 

Como é feito o matching voluntário-criança? 

Há vários fatores a serem considerados: por exemplo: localização, disponibilidade, ano escolar da criança, ou as suas características e necessidades. Este é um desafio chave, por isso trabalhamos com a equipa técnica que acompanha a criança (professores e psicólogos) e também com os coordenadores técnicos da Companhia do Estudo que têm contacto com os voluntários. 

Quando irão iniciar as sessões INSPIRAR? 

O primeiro encontro com a criança deverá acontecer entre 15 Novembro e 15 de Dezembro. As sessões de mentoria decorrem ao longo de todo o ano letivo e são suspensas durante as pausas letivas. 

Qual é a frequência e duração das sessões de mentoria INSPIRAR? 

Habitualmente, as sessões de mentoria INSPIRAR decorrem presencialmente nas escolas ou associações e têm uma duração de até 60 minutos, para promover a confiança e a autoestima, motivando a criança a ultrapassar os seus desafios e a atingir os seus objetivos. 

É possível realizar sessões remotas? 

O programa INSPIRAR decorre presencialmente nas escolas ou ATLs em horários determinados com as instituições, visto que estamos a acompanhar crianças com pouca autonomia. Desta forma, conseguirás estabelecer uma relação de proximidade e confiança. As sessões remotas poderão acontecer pontualmente, por acordo prévio entre a criança e o mentor, devendo ser idealmente complementares às sessões presenciais. 

Que tipo de ajuda, suporte, devo garantir nas sessões INSPIRAR? 

Este é um momento em que cada criança deve-se sentir única e especial e a tua missão é ajudá-la a desenvolver o seu potencial, instigando a sua curiosidade, promovendo a reflexão sobre os conhecimentos que adquire e a importância que eles têm na sua vida. Ajudando-a, assim, também a estudar – explicando as matérias e esclarecendo as dúvidas – ela sentir-se-á mais confiante e positiva. 

Coordenação

Daniela Ferreira Investigadora do CIIE-FPCEUP Coordenadora do programa INSPIRAR

ce-cdf@criticalsoftware.com