Programa

INSPIRAR

INSPIRAR 

Inspirar os mais novos

(3º ao 6º ano)

 

Qual é o objetivo do programa INSPIRAR?

O programa INSPIRAR tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança em três
principais eixos: Competência, Autonomia e Conexão. Através de uma relação de um para um, é trabalhada a motivação, autoestima, confiança e ambição da criança, facilitando e orientando o seu desenvolvimento e progresso escolar. 

As sessões semanais de acompanhamento são presenciais e articuladas com as escolas e associações, para uma maior proximidade com o contexto social e educativo da criança.

 

Até quando posso inscrever-me no programa INSPIRAR?

As candidaturas estão abertas até o dia 30 de Setembro, através do preenchimento do formulário de candidaturaNas semanas seguintes, a equipa de coordenação técnica irá analisar as candidaturas e entrar em contacto contigo para te conhecer melhor. Poderás consultar o nosso processo de recrutamento para obteres todos os detalhes.

 Se quiseres conhecer a equipa, e o programa de voluntariado da Companhia do Estudo, convidamos-te a assistir ao webinar “Companhia do Estudo – OpenCall 2022/2023”, no dia 22 de setembro às 11h30.

Qual formação devo ter para fazer parte do programa INSPIRAR?

Para poderes fazer parte do programa INSPIRAR, deverás frequentar ou ter concluído o ensino superior. A Companhia do Estudo, sob orientação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), irá providenciar-te formação inicial (12 horas para o nível I e 8 horas para o nível 2) e contínua (workshops mensais), para que possas estar totalmente preparado para a tua missão.

 
Quais são as minhas responsabilidades como voluntário/a do programa INSPIRAR?

A tua participação na Companhia do Estudo será formalizada através da assinatura do Protocolo de Voluntariado e da aceitação do código deontológico de voluntariado da Companhia do Estudo.

O teu compromisso, neste programa, é o de assegurar uma sessão INSPIRAR semanal com a criança que vais acompanhar, fazer o registo do diário das Sessões INSPIRAR, participar na formação inicial e workshops, bem como nas sessões de acompanhamento.

Como são identificadas as crianças e jovens que fazem parte deste programa?

As crianças e jovens que irão ser acompanhados pela Companhia do Estudo serão identificadas pelas organizações que frequentam (Professores e Psicólogos) durante o primeiro mês de aulas de acordo com o seu contexto socioeconómico e das suas necessidades específicas para que possam ter sucesso no seu percurso académico.

Como é feito o matching?

Há vários fatores a serem considerados: por exemplo: localização, disponibilidade, ano escolar da criança, ou as suas características e necessidades. Este é um desafio chave, por isso trabalhamos com a equipa técnica que acompanha a criança (professores e psicólogos).

Quando irão iniciar as sessões INSPIRAR?

As sessões de INSPIRAR terão início na em Novembro e decorrerão ao longo de todo o ano letivo, sendo que são suspensas durante as pausas letivas.

Qual é a frequência e duração das sessões INSPIRAR?

Habitualmente, as sessões de INSPIRAR decorrem presencialmente nas escolas ou associações e têm uma duração de até 60 minutos, para promover a confiança e a autoestima, motivando a criança a ultrapassar os seus desafios e a atingir os seus objetivos.

É possível realizar sessões remotas?

O programa INSPIRAR decorre presencialmente nas escolas ou ATLs em horários determinados com as instituições, visto que estamos a acompanhar crianças com pouca autonomia. Desta forma, conseguirás estabelecer uma relação de proximidade e confiança. As sessões remotas poderão acontecer pontualmente e complementarmente às sessões presenciais.

Que tipo de ajuda, suporte, devo garantir nas sessões INSPIRAR?

Este é um momento em que cada criança deve-se sentir única e especial e a tua missão é ajudá-la a desenvolver o seu potencial, instigando a sua curiosidade, promovendo a reflexão sobre os conhecimentos que adquire e a importância que eles têm na sua vida. Ajudando-a, assim, também a estudar – explicando as matérias e esclarecendo as dúvidas – ela sentir-se-á mais confiante e positiva.

Coordenação

Daniela Ferreira Investigadora do CIIE-FPCEUP Coordenadora do programa INSPIRAR
Patrícia Garcia Sustainability Manager na Critical Software Coordenadora COMPANHIA DO ESTUDO e do programa EXPANDIR