Desenvolver a literacia digital (3º / 4ª ano)

DESENVOLVER

Qual é o objectivo do programa DESENVOLVER?

O programa DESENVOLVER tem como objetivo promover a literacia digital e computacional nas crianças que frequentem o 3º ou 4º ano do ensino básico em escolas públicas em contexto socioeconómicos mais frágeis.

Até quando posso inscrever-me no programa DESENVOLVER?

As candidaturas estão abertas até o dia 30 de Setembro, através do preenchimento do formulário de candidaturaNas semanas seguintes, a equipa de coordenação técnica irá analisar as candidaturas e entrar em contacto contigo para te conhecer melhor. Poderás consultar o nosso processo de recrutamento para obteres todos os detalhes.

 Se quiseres conhecer a equipa, e o programa de voluntariado da Companhia do Estudo, convidamos-te a assistir ao webinar “Companhia do Estudo – OpenCall 2022/2023”, no dia 22 de setembro às 11h30.

Qual formação devo ter para fazer parte do programa DESENVOLVER?

Para poderes fazer parte do programa DESENVOLVER, deverás frequentar ou ter concluído o ensino superior. A Companhia do Estudo, sob orientação do CASPAE, irá providenciar-te formação inicial (20 horas), que te capacitará para o ensino de Scratch a crianças que frequentem o 3º ou 4º anos.

Irás também receber formação contínua (workshops) organizados pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e sessões de acompanhamento mensais com o coordenador do pilar, para que possas estar totalmente preparado para a tua missão.

Quais são as minhas responsabilidades como voluntário/a do programa DESENVOLVER?

A tua participação na Companhia do Estudo será formalizada através da assinatura do Protocolo de Voluntariado e da aceitação do Código Deontológico de voluntariado da Companhia do Estudo.

Tu irás integrar uma equipa de até 3 formadores Scratch que ficará responsável por uma turma. As aulas decorrerão ao longo do ano lectivo, sendo que são suspensas durante as pausas lectivas. Deverás também fazer o registo das sessões e participar nas sessões de formação e acompanhamento em grupo. Vê aqui o cronograma.

Como são identificadas as escolas que fazem parte deste programa?

A Companhia do Estudo pretende chegar às escolas que estejam inseridas em contextos socioeconómicos mais frágeis e dar oportunidade às crianças que as frequentam de aprender a programar. Conhece aqui as escolas onde já estamos a trabalhar

Qual é a frequência e duração das sessões?

As sessões DESENVOLVER decorrem semanalmente ao longo do ano lectivo e terão uma duração de 60 minutos.

É possível realizar-se sessões remotamente?

As sessões DESENVOLVER decorrerão presencialmente e em contexto escolar, excepto se, por imposição de medidas de segurança, as escolas sejam encerradas.Convidamos-te

Coordenação

Ricardo Almeida

Educador Social e Coordenador All in Scratch no CASPAE Coordenador do programa DESENVOLVER

Patrícia Garcia

Sustainability Manager na Critical Software
Coordenadora COMPANHIA DO ESTUDO e do programa EXPANDIR